domingo, 10 de julho de 2011

Lauro Escaño, Folha Noticias - Sábado 17/06/2011

                                          O Líder e o processo de delegação.

 No mundo de hoje, em um ritmo acelerado, com um volume de atividades e responsabilidades cada vez maior, uma atitude fundamental na construção de uma liderança eficaz é o uso de uma boa delegação. Fugir à centralização e ao excesso de controle torna o processo de gestão, além de mais produtivo, mais contínuo, dinâmico.
  Porém, como delegar sem perder o controle?
 
 Creio que duas ações de extrema importância, condensadas em duas palavras de origem inglesa (mas muito utilizadas no mundo corporativo), são ferramentas para um bom processo de delegação. Coach e feedback.

 A palavra coach tem sua origem na ideia de conduzir e orientar. Assim, ser o condutor, na prática, exercer o coaching é transferir informações, dar apoio, deixar aquele está recebendo a orientação dite o ritmo do aprendizado. No coaching é essencial estabelecer o vínculo de confiança, para tal encontros periódicos devem ocorrer para a transmissão das tarefas. Nesses encontros, a execução e os possíveis ajustes devem ser feitos juntos, sempre tendo como base um cronograma.

 Neste momento entra em cena a outra ação muito importante: o feedback, ou seja, o retorno.

 Dar retornos é fundamental para garantir que uma tarefa esteja sendo feita de uma maneira adequada. Esse recurso serve também para demonstrar ao liderado se seu desempenho está adequado, oferecendo parâmetros e limites para correção de eventuais desvios. Neste ponto, deve-se realizá-lo de uma maneira respeitosa para que o trabalho do outro seja valorizado. Qualquer observação ou crítica deve ser direcionada à tarefa e não à pessoa.   

 Fazendo isso teremos em nossas em nossas mãos uma das ferramentas mais potentes para a motivação porque, quando se dá um feedback, me preocupo com o outro, dedico tempo a ele e passo a mensagem de que ele pode contar comigo. Em outras palavras deixo explícito a importância dele para a realização do trabalho.
 
 Abraço e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário