segunda-feira, 9 de maio de 2011

Grandes Emoções !


Sendo um amante do futebol, corinthiano desde os anos 60, tenho buscado sentido e ensinamentos nas alegrias das vitórias e nas tristezas das derrotas. Nessas reflexões descobri muitas semelhanças entre o futebol e o mundo organizacional.
 O estilo de liderança dos técnicos, a qualidade do vínculo das equipes, o desgaste dos relacionamentos e, por fim, o contato com o resultado final: comemorar ou lamentar? 
 Nesse sentido, ao longo da semana repleta de jogos decisivos, um ponto chamou minha atenção por estar presente, também, no mundo do trabalho: as justificativas (ou desculpas?) para o insucesso. Observei que o responsável por muitas derrotas fora o “outro”; nos casos, o juiz. Nesse contexto, por não atingir meu objetivo, ele é o culpado!
 Talvez a grande lição para o Universo Coorporativo seja: não percamos tempo justificando as derrotas, encontrando culpados pelos erros; mas busquemos entender o que aconteceu e qual é a real causa de nossas dificuldades. A primeira atitude é - certamente - mais natural, mas não é a mais produtiva. Não devemos nos proteger delegando ao outro a responsabilidade pela falha (além do desgaste e do tempo perdido, no final seremos nós que deveremos encontrar uma boa saída, uma melhoria na empresa, um desenvolvimento na situação). 
 Assim, devemos propor ações concretas para melhorar, compreender o mau desempenho e trabalhar para o aperfeiçoamento. Isso sim será sempre a melhor e a menos desgastante das alternativas.
 Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário