quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Lauro Escaño, Folha Notícias - Sábado 28/10/2011

Planejamento  como fator de sucesso.
Nesta coluna tenho tratado das várias características de um bom Líder. Creio que um ponto fundamental para que um  líder possa,   também  exercer o papel de bom gestor , e assim completar  sua atuação , é sua capacidade  de planejamento.
Considero como gestor  aquele pessoa  que tem a capacidade de organização, controle  e decisão  sobre um determinado processo,  visando  sempre o  melhor  desempenho  desse  e melhor  utilização de seus recurso.  Na administração pública , privada, ou mesmo em atividades do dia a dia a ação do gestor faz diferença  e caracteriza-se pela maneira de fazer as coisas:  melhores, mais rápidas e muitas vezes mais barata.
Ao longo da Historia, observamos  muitas vezes, bons Líderes falham, e acabam por vaidade ou por negligência,  deixando de lado a possibilidade de  exercer  o papel  de bons  gestores . Observamos erros básicos cometidos,justamente, por deixarem  de lado o bom e velho planejamento.
O conceito de planejamento  de forma bem simples nasceu no tempo em que o homem era nômade e vagava pelo mundo em busca de comida. Assim  as  escolhas  que fazíamos para tornar o caminho  o mais plano possível,era crucial para  percorrê-lo com menos esforço, maior velocidade  e maior sucesso. Sendo esta condição fundamental no passado, e ainda muito atual nas Organizações.  Planejamento é a capacidade  de podermos pensar de forma antecipada   o que queremos e como  poderemos  realizar  nossas  tarefa (pequenas   ou grandes...)  Com a máxima eficiência possível.
Acredito que um bom planejamento sempre parta   de um  objetivo  a ser alcançado e  da definição  de etapas intermediárias (metas) a serem atingidas  e controladas. Muitas vezes confundimos nossos objetivos com metas a serem atingidas. O objetivo na maioria das vezes é sempre um sonho a ser atingido. Já as metas são etapas para o realização deste sonho,  melhores definidas e controladas. Como por exemplo, uma corrida de 10K. Se você pretende participar da prova, tão importante quanto terminá-la é monitorar qual é o seu desempenho quilometro a  quilometro, assim a sucessiva  conquista de metas intermediárias que nos leva a realizar um objetivo final que é concluir os 10k.
Outros dois aspectos muito importantes do planejamento são a avaliação dos  recursos que temos  e da  projeção de cenários onde nossa realização acontecerá. Ainda no exemplo da corrida de 10k, saber qual nossa velocidade média, qual nossa freqüência cardíaca ideal, e como anda nosso programa de treinamento são dados importantes para nossa performance , assim como saber quais são os desafios do percurso como; subidas,  descida, possibilidade de chuva ou muito calor,  podem comprometer o desempenho e definir o resultado pondo em risco  nosso objetivo.

 Por hora fica a sugestão de aplicarmos em nosso dia a dia o conceito de planejamento, e em nosso próximo encontro complementaremos o tema abordando um tema tão atual: A Gestão do Tempo.

Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário