Gestão do tempo: A parceria entre Kronos e Kairós
Em tempos de mudanças muito rápidas, de ênfase na tecnologia, cronogramas e de correria desenfreada para se atingir e superar metas, uma competência muito importante para o sucesso profissional e também para o equilíbrio pessoal, é “como fazemos a gestão do nosso tempo”. Talvez, por ser ( o tempo) o recurso mais justo e valioso de todos, pois ninguém mesmo em condições financeiras ou hierárquicas privilegiadas , dispõe de um segundo a mais em sua vida , que outro.
Fazer uma boa gestão do tempo é a base de todo planejamento. Com ele podemos dedicar energia , recursos e esforços em detalhes que de fato são relevantes em nossa vida, coisas que de fato agreguem valor e diminuam o tempo dedicado à atividades menos importantes. Os gregos, em sua sabedoria original tinham duas formas de definir o sentido de tempo: Kairós e Kronos .
Por Kronos, temos a expressão que foca seu significado no controle do tempo humano ( a marcação, o controle racional do tempo em forma de medida). Vemos o prefixo crono, na medida do tempo, em cronograma , cronômetro. Fazendo o uso dele, aprendemos a como dedicar mais tempo a planejar , antecipar e prospectar situações. Com ele, tomar medidas preventivas, não deixar para mais tarde o que se pode fazer agora e sempre definir prioridades de ações e decisões, que nos auxiliam a focar em coisas importantes, de certa forma, diminuem a pressão das coisas urgentes, aquelas que surgem e sempre surgirão em nosso caminho. Com a ajuda de Kronos, nosso planejamento ficará mais forte e nossa rotina mais regrada, com a possibilidade de dizer não a aquelas situações que surgirão e que eventualmente nos desviariam de nossos objetivos. Pequenas ações como ter o hábito de planejar o dia seguinte, fazer uma divisão racional do tempo para cada atividade, fazer uma lista de atividades por ordem de importância ou prioridade e checar se o que foi previsto foi realizado, ajudam muito no processo de boa gestão do tempo.
Já Kairós tem uma conotação menos prática, porém não menos importante. Para os gregos o tempo de Kairós é outro , não medido pelo relógio ou calendário ( invenções humanas). Kairós é o tempo de Deus, suas coisas dizem respeito à qualidade e aos momentos especiais, aqueles que são de certa forma atemporais, aqueles que guardamos em nossa memória para a vida toda e que quando lembrados tem uma dimensão maior. Ter momentos sós, de observação e reflexão ou interação com a natureza, estar junto ao grupo de pessoas queridas em confraternização, ou simplesmente poder trabalhar de forma criativa em alguma tarefa, é poder manifestar Kairós.
Hoje no mundo do trabalho, competências super valorizadas e procuradas em profissionais de todos os seguimentos, são a capacidade de planejamento de execução a criatividade, a inovação, todas frutos da parceria Kronos e Kairós
Entender que esses momentos devem ser cultivados, estimulados e preservados é, além de garantia do sucesso profissional , condição de excelência pessoal.
É nesta parceria entre Kronos e Kairós que se dá um bom planejamento e, por conseguinte , uma boa gestão do tempo. Como disse Ruben Alves, psicanalista e poeta, em um de seus livros : “Tempus Fugit : - Quem sabe que o tempo está fugindo descobre, subitamente, a beleza única do momento que nunca mais será...”
Boa semana a todos !