O Blog do Tampo é um espaço, de discussão e reflexão, livre e democrático, sobre o tema trabalho, suas variantes e variáveis, e sobre a diversidade no mundo corporativo organizado ,ou no informal (mas nem por isso menos importante). A idéia é que possamos utilizar desse espaço para nos mantermos atualizados sobre as inúmeras facetas de universo do TRAMPO – em sua totalidade – juntamente com o autodesenvolvimento que ele pode nos proporcionar.
Com cerca de 30 anos atuando na área, acompanhamento e observando as mudanças no mundo corporativo, pude perceber as benesses e os malefícios que o trabalho pode trazer à vida das pessoas.
Por acreditar na força positiva e transformadora do trabalho, este espaço estará aberto para pensar, repensar, entender, aprender, discutir e até confundir (mas sempre visando o desenvolvimento e o fortalecimento da pessoa e do profissional).
Para começar vamos lançar uma reflexão sobre a palavra trabalho. No livro, Qual é a tua obra, do filosofo e educador Mário Sergio Cortela, ele faz referência a origem da palavra trabalho oriunda do termo latino tripalium, que era um instrumento de tortura: três paus entrecruzados para serem colocados no pescoço de alguém e nele produzir desconforto.
Um ponto inicial, aqui no Blog Projeto Trampo, é procurar transformar o sentimento de “desconforto” do trabalho, não fazendo do ônus o centro das atenções, e sim, algo transformador e muitas vezes positivo. Afinal, os possíveis desconfortos podem trazer, em meu “Trampo“, algo importante, indispensável, ou inspirador (puxa, até no inspirador, sem querer, apareceu este sufixo danado e dolorido)...
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário